Dr. João Chibante - Coge
Oftalmologia do Adulto e da Criança
Formação académica
- Concluiu o Ensino Secundário no Liceu Nacional de António Nobre no Porto, no ano de 1979/1980.
- Frequentou o 12ºAno de escolaridade no Liceu Nacional de António Nobre no Porto no ano lectivo de 1980/1981 tendo obtido a média final de 17.4 valores.
- Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1982, tendo terminado a licenciatura em 1988 com a média final de 14 valores.
- Iniciou o Internato Geral no Hospital de S. João, em Janeiro de 1989 tendo-o concluído em Julho de 1990, com aproveitamento, num critério classificativo de com/sem aproveitamento.
- Frequentou o curso Superior de Medicina Legal no ano lectivo de 1989/1990 tendo-o concluído com a classificação de dezasseis valores.
- Em Outubro de 1990 realizou prova de exame para o Curso de Ingresso nos Internatos Complementares da Carreira Médica Hospitalar, tendo obtido a classificação de 83 % de respostas certas.
- Escolheu a especialidade de Oftalmologia, tendo iniciado funções de interno complementar da especialidade, no Serviço de Oftalmologia do Hospital de S. João, a 2 de Janeiro de 1991, sob a orientação do senhor Professor Doutor J. Castro-Correia.
- Interrompeu o Internato Complementar a 22 de Setembro de 1991, a fim de cumprir o serviço militar obrigatório, tendo-o reiniciado em 21 Maio de 1992.
- Em 27 de Fevereiro de 1996 concluiu no Hospital de S. João, perante Júri nomeado pela Ordem dos Médicos, exame de titulação única para avaliação final do Internato Complementar, tendo sido aprovado com a classificação final de dezoito valores e uma décima.
ATIVIDADE PROFISSIONAL
- Exerceu a partir desta data as funções de Assistente Hospitalar Eventual, no serviço de Oftalmologia do Hospital de S. João, na secção de retina e vítreo até 27 de Agosto de 1997, mantendo-se neste mesmo serviço e na mesma secção como Assistente Hospitalar Voluntário até 1 de Novembro de 1998.
- Chefe de Oftalmologia da equipa D do H. S. João no periodo nocturno.
- Desde 2 de Novembro de 1998 é Assistente Hospitalar no Hospital de São Sebastião, sendo responsável pela secção de retina médica, diabética e cirúrgica, tendo sido também responsável pela formação continua e pela organização do Bloco Operatório. Responsável naquele Hospital pelo bloco operatório e responsável também pelo sector da ecografia ocular. Substituiu por várias vezes, na sua ausência, o director de Serviço, Professor Doutor J. Salgado Borges.
- Introduziu naquele Hospital a terapêutica anti-angiogénica.
- Médico responsável do Serviço de Oftalmologia do Hospital da Misericórdia de Lousada, com um quadro de 9 especialistas, onde são efectuadas uma média de 8.000 consultas ano e aproximadamente 1.000 cirurgias.
- Foi o orientador do primeiro Interno Complementar de Oftalmologia do Hospital de São Sebastião, desde Janeiro de 2003 pelo período de 3 anos.
- Assistente graduado hospitalar desde 1 de Abril de 2009 e consultor desde 27 de Abril de 2015.
- Diretor do serviço de Oftalmologia do CHEDV desde 1 de Junho de 2013.
- Diretor do Serviço de Oftalmologia da COGE desde Julho de 2019.
- Realiza cirurgias da catarata, glaucoma, vias lacrimais, retina e vítreo (sub-especialidade), cirurgia refractiva (com lentes fáquicas e por laser de Eximer- lasik) e transplantes de córnea. Realizou 6796 cirurgias oftalmológicas e ajudou em 2840 cirurgias em meio hospitalar do SNS.
- 178 participações em congressos nacionais e internacionais.
- 307 apresentações em congressos nacionais e internacionais (autor e co-autor).
- 32 publicações(autor e co-autor). 5 capitulos de livros.
- 7 comentador em congressos.
- 5 organizações de congressos.
- 7 participações em júris de concursos médicos.
- 3 projetos de investigação (autor e co-autor).