Publicado em: 10 Outubro, 2019

Porquê que a partir dos 40 anos vemos pior ao perto?

ver mal ao perto; ver mal depois dos 40 anos

Tem mais de 40 anos e começa a sentir que precisava de braços mais compridos para ler um menu ou o jornal? Bem-vindo ao mundo da PRESBIOPIA.

A Presbiopia é uma alteração refrativa que afeta todas as pessoas entre os 40 e os 45 anos de idade. Os objetos próximos começam a desfocar.

Porque aparece?

Nos nossos olhos, atrás da íris, localiza-se o cristalino. O cristalino é a nossa lente natural que refrata, ou curva, a luz que por eles passam até à retina. Quase que é possível pensar que se trata de uma lente de uma câmara que se ajusta para focar. À medida que envelhecemos, o cristalino perde a sua elasticidade, piorando até chegarmos aos 70 anos. Isto impede os nossos olhos de focarem tão bem como faziam quando eramos mais novos.

O que pode fazer para corrigir a Presbiopia?

Em primeiro lugar, usar óculos. Se a sua visão é boa para longe, usar somente os óculos para leitura e trabalhos manuais. Outra opção são os óculos progressivos, adequados também para aquelas pessoas que já usavam óculos antes dos 40 anos. Estes óculos ajustam a visão para todas as distâncias.

Se tem mais de 40 anos e está a pensar se tem Presbiopia, marque uma consulta de Oftalmologia.

Fonte: Dra. Raquel Soares – Oftalmologista Equipa COGE

Artigos relacionados