O P.S.A. é uma sigla inglesa que significa Antigénio Específico da Próstata. O Antigénio Específico da Próstata (PSA) é uma proteína produzida pela glândula prostática. Níveis altos de PSA podem ser um sinal de cancro da próstata, ou de uma condição benigna como a prostatite (inflamação da próstata) ou uma glândula prostática aumentada.
Não existe propriamente um valor normal de PSA para cada homem numa determinada idade, mas a maioria dos homens com cancro da próstata têm um nível de PSA acima da média. Para a maioria dos homens, um PSA < 4 é seguro, e a suspeita de cancro da próstata cresce quando o PSA é > 4.
A análise do PSA implica a colheita de sangue que é efectuada, como é habitual, de uma veia do braço. A primeira coisa a fazer é falar com o seu médico sobre os prós e os contras do rastreio do cancro da próstata, antes de decidir se deve ou não efectuar a análise. Não faça a análise antes de ter essa conversa. As opiniões diferem acerca de quando deve ser efectuada essa análise, e os estudos mais recentes não conseguiram chegar a um consenso
Fonte: Dr. Vitor Oliveira – Urologista – Equipa COGE