Este período de recolhimento veio alterar de forma significativa as rotinas de qualquer família. A necessidade de ser mantida uma rotina diária previsível e consistente é importante para a homeostasia, organização e regulação emocional das crianças.  

Em crianças com Disfunções de Processamento Sensorial estas mudanças desorganizam de forma mais significativa o seu dia-a-dia e influenciam de forma negativa a participação delas nas rotinas diárias. Neste sentido, torna-se fundamental introduzir na rotina diária uma combinação de atividades calmantes e organizadoras, mediante as necessidades de cada criança, potenciando desta forma momentos de maior concentração, aprendizagem e envolvimento das diversas atividades (atividades da vida diária, escolares, brincar).

Lembre-se que todas as crianças são diferentes pelo que deve de adaptar estas sugestões ao seu filho e à própria dinâmica de casa.

PROPOSTA DE ATIVIDADES DIÁRIAS PARA INTERVALOS SENSORIAIS

MANHÃ

Atividades para regular e manter a atenção. Se conseguirem fazer em família é o ideal.

  • Construir um forte com almofadas e mantas;
  • Carregar alguns livrou ou outros objetos pesados (pode fazer isso solicitando à criança para ajudar a arrumar o seu quarto ou ajudar noutra tarefa doméstica);
  • Brincar com materiais de diferentes textura e consistência (plasticina, terra, areia mágica);
  • Andar de bicicleta com resistência (pode colocar pesos nas pernas ou uma mochila nas costas).

MEIO DA MANHÃ

Nesta altura é conveniente aumentar o nível de alerta e de atividade da criança.

  • Realizar um percurso com obstáculos (pode fazer em conjunto com o seu filho);
  • Luta de Almofadas (sempre com a devida segurança);
  • Saltar num trampolim;
  • Jogar à apanhada.

ALMOÇO

Promover atividades calmantes depois de uma amanhã repleta de estímulos, é fundamental para acalmar e preparar a criança para o almoço.

  • Andar numa scooter;
  • Jogar à macaca;
  • Beber uma bebida de palhinha (de preferência consistente).
  • Andar de baloiço (as opções em casa podem ser uma cadeira de baloiço ou com um lençol grande amarrá-lo à volta da mesa de jantar e fazer o baloiço debaixo da mesa)
  • Usar uma almofada ou um animal pesado em cima das pernas enquanto a criança está a fazer uma pintura ou outra a atividade de mesa.

INÍCIO DA TARDE

Entramos, novamente, numa fase do dia em que são importantes as atividades para estimular e aumentar o nível de alerta e de consciência corporal.

  • Carrinho de mão;
  • Andar numa bola terapêutica;
  • Dançar uma música com movimento;
  • Jogar ao macaquinho de chinês (1 pessoa virada para a parede diz “123 macaquinho de chinês” e quando se volta a pessoa que está atrás tem de ficar estática durante 5 segundo, caso não consiga, trocam de posições. O objetivo é que a pessoa que fica em estátua alcance a outra).
  • O rei manda – animais (pedir ao seu filho para imitar diferentes posições e deambulações de animais).

MEIO DE TARDE

Estas atividades permitem regular e manter o envolvimento nas tarefas de forma mais organizada.

  • Dar um abraço longo e apertado;
  • Puxar animais pesados colocados numa manta pelo chão;
  • Enrolar-se numa manta “tipo sandwich”.

ANTES DE DORMIR

Nesta altura do dia, é importar baixar o nível de energia e preparar o deitar, neste sentido as atividades devem de ser calmantes:

  • Ir para dentro de uma tenda ou construir uma tenda com almofadas e mantas;
  • Soprar um moinho de vento ou fazer bolinhas de sabão;
  • Soprar uma vela;
  • Respirar fundo 10 vezes;
  • Ouvir uma música calma (se necessário colocar phones).

Fonte: Dra. Patrícia Cruz – Terapeuta Ocupacional – Equipa COGE

Fonte Bibliográfica:  Star Institute