No dia 8 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher! Este dia foi criado para homenagear as conquistas das Mulheres ao longo do tempo, mas também, para reforçar a «luta» pelos seus direitos e igualdade.
As Mulheres para além da sua vida profissional desempenham um papel crucial na dinâmica familiar, abdicando muitas vezes do seu tempo para assegurar o bem-estar dos que a rodeiam. No meio desta azáfama, existem exames de saúde de rotina, que embora muitas vezes não sejam realizados com a frequência necessária, são essenciais para diagnosticar qualquer anormalidade e iniciar vigilância e/ou tratamento o mais cedo possível.
O exame ginecológico deve fazer parte da rotina anual das mulheres, a partir do momento que têm uma vida sexual ativa.
Desta forma, na consulta de ginecologia, para além do exame clínico (mama, abdómen, inspeção dos órgãos genitais externos, exame ao espéculo e toque vaginal) o seu ginecologista poderá solicitar e/ou realizar alguns exames de forma a rastrear e diagnosticar determinadas patologias específicas do sexo feminino.
Destes exames destaco:
- Citologia (mais conhecida por Papanicolau) – exame para rastreio do cancro do colo do útero que deve ser realizado após os 21 anos e/ou após 3 anos do início da atividade sexual. Está recomendada a sua realização até aos 65 anos de idade, embora o aumento da esperança média de vida impeça o estabelecimento de uma idade limite para a sua realização.
- Teste de HPV – este teste possibilita a caracterização genética do vírus HPV, que é responsável por um elevado número de infeções, que na maioria das vezes são assintomáticas e de resolução espontânea. Este teste pode estar recomendado em situações de alterações na citologia.
- Ecografia Pélvica – este exame permite avaliar a região pélvica, ou seja, os órgãos genitais internos da mulher (ovários, útero e trompas).
- Mamografia – é o principal exame para diagnóstico precoce de neoplasias da mama, que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações. Faz parte do programa de rastreio do cancro da mama a nível Nacional, onde são enviadas cartas-convite às mulheres em idade rastreável (50-69 anos), inscritas nas Unidades de Saúde para realizarem este exame, de 2 em 2 anos. Para além da mamografia, pode também ser pedida pelo seu ginecologista, em determinadas situações clínicas, a ecografia mamária (isolada ou associada à mamografia).
- Colposcopia, Vaginoscopia e Vulvoscopia – exames para estudo de lesões do colo, vagina e vulva. Normalmente a colposcopia é realizada quando existem alterações na citologia.
Existem ainda outros exames que o seu ginecologista poderá pedir na consulta como: análises, densitometria óssea, ecografia da tiróide, entre outros.
É de grande importância que as Mulheres se mostrem vigilantes sobre a sua própria saúde.
Feliz dia da Mulher!
Fonte: Dra. Ana Paula Reis – Ginecologista/Obstetra – Equipa COGE