Cerca de 50 por cento das mulheres em Portugal e na Europa apresentam algum tipo de doença venosa, principalmente varizes. Há ainda uma percentagem muito alta de cerca de 90 por cento de mulheres que desejam tratar além das varizes outros problemas de pele.
Inquéritos revelam que existe até um certo grau de angústia entre as mulheres portuguesas em relação à sua aparência física devido a estes problemas e que isso influência a sua auto-estima.
Devido, por um lado, a fatores genéticos e, por outro, à alimentação, poluição e sedentarismo, estes problemas aparecem cada vez mais cedo e afetam a imagem, o que numa sociedade que cada vez mais valoriza a procura da perfeição tem muita importância, inclusive na procura de emprego.
Rugas, cicatrizes, manchas na pele e varizes, ou os chamados “derrames”, provocam uma sensação de perda de juventude. As varizes, por aparecerem muitas vezes após a primeira gravidez afetam a auto -estima ao atingirem as pernas e as coxas. Por vezes as pacientes hiper-valorizam estas situações e o médico deve ter o cuidado de não alimentar exageros nos tratamentos. Há atualmente mais técnicas disponíveis como o laser que ajudam a resolver.
Com o verão, interessa referir que há medidas a tomar no sentido preventivo, como hidratar o organismo, usar protetores solares, evitar exagero da exposição ao sol e recorrer ao médico antes de viagens de longo curso. Água fria faz bem e o exercício ajuda a circulação e tonifica os tecidos.
Se tem varizes e está grávida, deve conversar com o seu médico e, se surgirem problemas, não espere. Com a inovação nas técnicas estéticas os tratamentos tornam-se mais baratos e disponíveis. No entanto, a falta de informação ainda é grande. Está também demonstrado que a apetência por tratar da estética torna-se maior a partir dos 45 anos, uma idade já tardia para o tratamento.
Nada é 100 por cento eficaz pelo que nós médicos não devemos criar falsas expetativas. Na prática clínica observamos que há ainda grande confusão e falta de informação sobre as técnicas e tratamentos disponíveis pelo que o bom aconselhamento é essencial.
“A graça é a beleza em movimento”. Gotthold Lessing
Cirurgião Cardiovascular – COGE Clínica da Santa Casa – Espinho
Presidente da ALTEC – Associação de Laserterapia e Tecnologias Afins