A chegada dos meses mais quentes e soalheiros traduz-se, geralmente, no aumento do bem-estar físico e mental, mas quem sofre de doença venosa sabe que esta altura pode trazer algumas complicações indesejadas.

Com varizes, os cuidados devem ser redobrados para aproveitar o bom tempo sem comprometer a saúde. Antes da chegada do verão, é importante realizar uma avaliação com um médico vascular para obter aconselhamento profissional.

Qual a influência do calor nas varizes?

Nos meses quentes, é muito frequente que a sensação de pernas pesadas e cansadas, cãibras, dormência e comichão se evidenciem, trazendo à tona problemas relacionados com a doença venosa e condicionam a qualidade de vida dos doentes.

Isto acontece em particular nesta época porque o calor é responsável por uma maior dilatação dos vasos sanguíneos. As veias acabam por sofrer com esse processo, já que ao aumentarem o tamanho têm maior dificuldade em conduzir o sangue dos membros inferiores de volta ao coração.

Com varizes, esta ação do calor nos vasos sanguíneos pode piorar bastante o desconforto e colocar a saúde em risco.

O que pode fazer pelas suas pernas?

Para promover uma melhor circulação do sangue, deve manter sempre a prática de atividade física e resguardar-se em locais mais frescos, principalmente durante as horas de maior calor.

O uso de protetor solar com proteção elevada é fundamental e deve aproveitar para refrescar as pernas sempre que possível.

É importante manter bons níveis de hidratação e evitar permanecer na mesma posição durante longos períodos de tempo.

Lembre-se que ainda vai a tempo de marcar consulta com o seu médico especialista e passar um verão com maior conforto.

Fonte: DR. António Lúcio Baptista – Cirurgião Torácico e Cardiovascular, Equipa COGE