Testemunho e dicas valiosas da Dra. Liliana Costa – Psicóloga Clínica – Equipa COGE
❤️ Dicas – Como as famílias podem enfrentar o isolamento social❤️
▶️Rotinas diversificadas: privilegiar momentos estruturados e em que o relógio seja o melhor treinador, como horas de vigília / sono, refeições, exercício físico, aprendizagem, momentos em família (e.g., jogos semanais, confeção de bolos, etc), e momentos individualizados (e.g., cada elemento da família dedicado a uma atividade só para si); mas igualmente privilegiar momentos de lazer, criatividade, expressão artística e saber “não fazer nada”.
▶️Conhecimento: usar a criatividade em busca do conhecimento, seja a nível de tarefas escolares ou atividades lúdicas como jogos tradicionais (e.g., Trivial Pursuit) ou meios tecnológicos (e.g., visita interativa a museus).
▶️Informação: preferir meios de comunicação credíveis e a determinados momentos do dia, evitando demasiada exposição, informação circular e fontes não credíveis; perante questões específicas dos mais novos, a informação deverá ser doseada e apropriada ao seu nível de compreensão – evite não responder e não receie não saber a resposta para tudo.
▶️Aceitação: é importante aceitar que existirão dias bons, em que as famílias conseguirão ter ânimo, viajar para além das paredes e cumprir a rotina estabelecida, mas também aceitar os dias maus, com mais dúvidas, falta de controlo ou pensamentos automáticos e pouco lógicos sobre assuntos mal resolvidos. É importante continuar, acelerar e produzir, mas também parar, retroceder e questionar. Aceite e tenha o seu momento para reflexão, mas também partilhe e procure ajuda.
Fonte: Dra. Liliana Costa – Psicóloga Clínica – Equipa COGE