Quase sessenta anos após a aprovação nos EUA do primeiro contracetivo oral, considera-se hoje que a contraceção foi uma das mais notáveis descobertas da humanidade. Esse avanço médico tornou-se importante ao nível individual, mas também para a dinâmica populacional.

Apesar de a pílula ser ainda o método mais utilizado, o seu uso tem diminuído em detrimento de outras alternativas, mais seguras, mais práticas e mais económicas.

Para celebrar o Dia Mundial da Contraceção, deixo três sugestões alternativas à pílula, salientando algumas das suas vantagens. Ressalvo que a sua aplicabilidade é sempre considerada numa base individual e de encontro com a escolha do casal e que nenhum método substitui o preservativo na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

  1. O anel vaginal é um método hormonal combinado, portanto, tem as mesmas vantagens da pílula no controlo do ciclo menstrual (menstruações mais escassas e menos dolorosas), mas com uma menor exposição a doses de hormonas; sendo de administração vaginal, não é afetada por perturbações gastrointestinais, tais como diarreia e/ou vómitos, e tem uma menor probabilidade de provocar efeitos secundários como náuseas, dores de cabeça e tensão mamária. De utilização mensal, torna-se um método muito prático (menos esquecimentos) e cómodo.
  2. O DIU, dispositivo intrauterino, sem hormonas, é uma possibilidade contracetiva para quem não pretende hormonas ou tem contraindicação médica para métodos hormonais. Reversível e de longa duração, tem eficácia por 10 anos. Tem que ser aplicado por um profissional de saúde especializado, habitualmente em consultório, mas acaba por se tornar económico e mais sustentável.
  3. A laqueação de trompas, é um método de esterilização definitiva (para quem tem planeamento familiar cumprido), não hormonal. Trata-se de uma intervenção cirúrgica, que pode ser realizada em regime de ambulatório. Sendo realizada com a técnica de salpingectomia (remoção das trompas) reduz o risco a longo prazo de cancro do ovário/trompa.

Fonte: Dra. Evelin Pinto – Ginecologista/Obstetra – Equipa COGE