Publicado em: 10 Janeiro, 2023

Devemos «lavar os ouvidos»?

A resposta mais simples é Não. Mas esclareçamos algumas dúvidas frequentes:

O que é o cerúmen? (ou cera)?

No ouvido temos um canal até ao tímpano. O cerúmen (conhecido como cera) é um material produzido naturalmente pela descamação da pele e por secreções produzidas por glândulas neste canal. A produção e saída gradual de cerúmen é um mecanismo que permite a limpeza regular e natural deste canal. O cerúmen serve ainda para lubrificar este canal bem como proteger este do crescimento de bactérias e outros microrganismos.

Precisamos de limpar os ouvidos? Ter cerúmen em excesso é sinal de má higiene? Não.

A quantidade e características do cerúmen variam de pessoa para pessoa, mas é normal em qualquer pessoa ter um pouco de cerúmen à entrada do ouvido. Basta remover esta para uma higiene regular. Ou seja, não precisamos nem devemos colocar cotonetes dentro do ouvido pois estes vão empurrar este material de limpeza novamente para dentro dos ouvidos.

Quais os sintomas mais frequentes de cerúmen acumulado nos ouvidos? E nesse caso, o que fazer?

Os sintomas mais frequentes de cerúmen acumulado nos ouvidos são surdez e sensação de ouvido tapado. Porém estes sintomas podem surgir com outros problemas e apenas através do exame com otoscópio se tem este diagnóstico. O seu médico poderá recomendar-lhe o uso de tratamentos tópicos (“gotas”) mas, se estes não for suficiente, então deverá ser observado por médico de Otorrinolaringologia.

E se estas “gotas” não resultarem, deve-se fazer “Lavar os ouvidos”?

Não. Este é um procedimento frequentemente realizado para este problema, mas muitas vezes por profissionais não médicos. Nesta lavagem é introduzida água no canal, sem se ver directamente pra dentro do ouvido, o que pode provocar lesões no tímpano. Além disso, existem casos em que a entrada de água no ouvido não é aconselhável.  

O tratamento adequado nestas situações implica visualizar o ouvido enquanto se remove a cerúmen e, após isto, fazer um exame completo do ouvido, acto para o qual apenas um médico de otorrinolaringologia está habilitado.

Quando tiver problemas de ouvidos, consulte um médico de otorrinolaringologia.

Fonte: Dr. David Dias – Otorrinolaringologista – Equipa COGE

Artigos relacionados