A situação de pandemia por COVID-19 realça a importância das vacinas e, naturalmente, do programa nacional de vacinação (PNV), cujo cumprimento é fundamental.
Atravessamos um período de pandemia de um vírus, o SARS-CoV2 (covid-19), para o qual não temos ainda imunidade. Idealmente, esta imunidade para toda a população só é possível atingir com a introdução da respetiva vacina, mas é um processo complexo e que pode demorar vários meses.
O que é o programa nacional de vacinação?
O programa nacional de vacinação, é um programa universal e gratuito que permite proteger a população contra as doenças que podem potencialmente ser uma ameaça à saúde pública e individual. Abrange doenças como o sarampo, a poliomielite, a tosse convulsa, a hepatite B, a meningite causada por vários agentes, o tétano e muitas outras.
É fundamental manter atualizada a proteção contra as doenças para as quais já dispomos de vacinas.
Portugal é um país modelo para todo o mundo pelas taxas de cobertura vacinal que possui.
O PNV deve ser cumprido em todas as suas etapas
Ao longo de toda a vida, é muito importante cumprirmos este programa de vacinação. Se isso não acontecer, não é apenas o próprio que fica em risco, mas também todos aqueles com quem se relaciona diariamente.
Outras vacinas não incluídas no programa nacional de vacinação
Além das vacinas do PNV, há outras que podem ser recomendadas pelo seu pediatra assistente. Há doenças que representam risco para as crianças e são prevenidas por vacinas que não se encontram incluídas no PNV. Em idade pediátrica estas recomendações são divulgadas pela Comissão de Vacinas da Sociedade de Infeciologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria.
De momento por motivo de reorganização do serviço devido a pandemia, não estamos a proceder à administração de vacinas extra plano na COGE. No entanto estas vacinas podem ser administradas no Centro de Saúde mediante prescrição médica.
Fonte: Dr. Carlos Borges – Pediatra Equipa COGE