Intervenção precoce (apoio domiciliário, no jardim de infância e em contexto clínico), no âmbito das alterações da Interação/Comunicação, Linguagem, Articulação Verbal, Motricidade e Sensibilidade Orofacial, Fluência Verbal, Voz e Deglutição, com experiência no acompanhamento de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, Trissomia 21, entre outras patologias, em colaboração com as famílias e os profissionais.
Intervenção com crianças com dificuldades na compreensão e expressão verbais escritas.
Intervenção com o adulto e idoso com perturbação adquirida da Comunicação e Linguagem (Afasia), Articulação Verbal (Apraxia, Disartria), Voz (Disfonia), Fluência Verbal (Gaguez, Taquifémia) e Deglutição (Disfagia), com experiência no acompanhamento de adultos e idosos que tiveram AVC, traumatismo cranioencefálico, que apresentam Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson e Esclerose Lateral Amiotrófica.
Construção de material de intervenção adaptado a cada utente.
FORMAÇÃO ACADÉMICA E ATIVIDADE PROFISSIONAL
Licenciatura em Terapêutica da Fala na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto (2003-2007), com Educação Clínica na Unidade de Avaliação de Desenvolvimento e Intervenção Precoce (UADIP), 2005; Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), 2006; e Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia (CHVNG/Espinho, EPE), 2006.
Terapeuta da Fala com as funções de prevenção, diagnóstico, intervenção terapêutica e monitorização de estágio, desde 2007.
Projeto de Investigação: “Formas de Ser e Estar com as Famílias no Processo Terapêutico”. Argumento: “A consciência de que o terapeuta da fala tem relativamente ao papel que a família deve desempenhar no processo terapêutico reflete as suas crenças epistemológicas e influencia o desenvolvimento desse mesmo processo.” (2007).
Palestrante na comunicação “O Terapeuta da Fala e a Pessoa com AVC”, nas I Jornadas de Técnicos de Diagnóstico do CHVNG/Espinho, EPE, 2007.
Palestrante no workshop “Comunicação e Linguagem do meu filho: a que devo estar atento?”, COGE, 2018.