Publicado em: 7 Outubro, 2020

Como preparar o seu filho para fazer o teste covid-19?

como preparar o seu filho para fazer um teste covid; covid-19 em crianças

Como preparar o seu filho para fazer o teste covid-19?

Esta é uma das questões que causa ansiedade a muitos pais, mas também às crianças.

Se o seu filho tiver de realizar um teste COVID-19, deve estar preparado para o fazer. É importante que ele perceba simples conceitos como: o que é a doença? Como se transmite? Quais os sintomas?

Pode encontrar novas notícias todos os dias, informações úteis sobre a COVID-19, curiosidades, jogos, vídeos e atividades   em  https://www.coronakids.pt/.

Como explicar a doença? O que é o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus, onde se encontra este novo vírus, o SARS-CoV-2, que pode provocar a doença designada COVID-19.

Como se transmite o coronavírus SARS-CoV-2?

O novo coronavírus transmite-se pessoa a pessoa através de gotículas, projetadas quando falamos, tossimos ou espirramos. Também se transmite através do contacto com superfícies infetadas.

Quais são os sinais e sintomas da COVID-19?

Os sinais e sintomas mais frequentes da COVID-19 são semelhantes aos de uma gripe, ou seja febre, tosse e dificuldade respiratória (falta de ar).

“Porque é que tenho de fazer o teste?”

Esta será uma questão que seguramente lhe será colocada pelo seu filho. É igualmente importante que a criança compreenda o porquê da realização do teste COVID-19, porque só assim será possível perceber se é necessário que ela fique uns dias em casa e tome um xarope (por exemplo) para ficar rapidamente bem e eventualmente detetar a presença do vírus responsável pela COVID-19.

“O meu filho vai realizar o teste, como prepara-lo?”

Deve explicar-lhe o que vai acontecer durante o processo de forma simples e sempre com muita tranquilidade

Frases como “estarei sempre ao teu lado” e “podes levar um brinquedo!” podem fazer a diferença. O peluche favorito, um livro ou outro brinquedo podem contribuir para que se sintam mais tranquilos.

Desconstruir o tempo que demora a fazer uma recolha para o teste COVID-19 numa medida que eles compreendam. Exemplo: “O tempo que demora a comer um chocolate”

“Se sentires medo, não faz mal”

É importante que a criança não tenha vergonha se sentir medo, porque todos sentimos. E partilhar esse sentimento com as pessoas que a rodeiam. Deve ser enfatizado que os medos devem servir para nos protegermos (daí a importância de fazer aquele exame) e que não devemos fugir deles.

Dia de realização do teste da COVID-19

  • Omitir a realização do teste à criança pode ser uma estratégia geradora de conflito, desta forma os pais devem prepará-la para que não seja uma surpresa.
  • O mais aconselhável é que a criança esteja mentalizada para o teste e que os pais estejam tranquilos no momento, a criança é o espelho do estado de espirito dos pais.
  • É importante que as crianças saibam que não será um processo doloroso.
  • Referir que irá ser usado um “cotonete especial para crianças” para ver se está tudo bem com a garganta e posteriormente com o nariz.
  • Deve ser explicado à criança que a criança irá apenas sentir uma impressão, parecida com uma comichão na garganta ou no nariz.
  • Tentar que a criança perceba que a melhor maneira de ajudar “aquele senhor vestido de astronauta, com o cotonete especial na mão “é: ficar muita quietinha como se estive a jogar ao Jogo do Sério
  • Não se esqueça de dar os parabéns ao seu campeão por passar com distinção umas das muitas provas desta nossa nova realidade….

Fonte: Dra. Tatiana Pereira – Pediatra – Equipa COGE

Artigos relacionados