Publicado em: 9 Julho, 2020

Alterações dos seios durante a gravidez: dicas e cuidados a ter

Logo que fica grávida, o seu corpo começa a preparar-se para a chegada do seu bebé. Mas não é só o seu ventre que está atarefado. A anatomia da sua mama também começa a mudar rapidamente.

Vamos descobrir as mudanças ocorridas e dar algumas dicas dos cuidados a ter.

Alterações das mamas no primeiro trimestre

  • Muitas mulheres sentem alterações nas mamas no início da gravidez. Na verdade, muitas vezes é o primeiro sinal de que está grávida. O aumento das hormonas e uma mudança na estrutura da mama significam que pode sentir os seus mamilos e mamas mais sensíveis e delicados logo a partir das três ou quatro semanas de gravidez. Algumas futuras mães têm as mamas doridas durante toda a gravidez até ao parto, mas, para a maioria, a dor desaparece ao fim do primeiro trimestre.
  • Todas as mulheres são diferentes. O crescimento das mamas na gravidez pode ser rápido durante as primeiras semanas ou pode ser de forma gradual.
  • Assim que os seus sutiãs normais começarem a apertar, normalmente por volta da 12ª semana, é altura de comprar um sutiã de maternidade. O mais adequado e confortável será um sem costuras, com alças largas e num tecido macio e respirável. É melhor evitar os que têm armação, pois podem apertar os seus canais de leite em desenvolvimento.
  • Tire bem as suas medidas para se assegurar de que o tamanho é o adequado. E tire as medidas de dois em dois meses ao longo da gravidez, pois irá passar por vários tamanhos à medida que o seu bebé e as suas mamas crescem.

Alterações das mamas no segundo trimestre

  • A partir da sua 15.ª semana de gravidez, aproximadamente, as novas células produtoras de leite nas suas mamas são activadas e, por volta da semana 22, começam a produzir leite. Mas não se preocupe. A maior parte desse leite é reabsorvido pelo seu corpo e as hormonas da gravidez também impedem que produza muito ou que tenha perdas.
  • Durante o segundo trimestre, pode notar que os seus mamilos e aréolas (pele em redor dos mamilos) ficam maiores e mais escuros, bem como as pequenas saliências ou borbulhas existentes nas aréolas ficam mais perceptíveis. Estas têm a designação de “tubérculos de Montgomery” e produzem um óleo hidratante que ajuda a proteger contra a dor e infecção assim que começar a amamentar. Na verdade, os cientistas acreditam que o odor deste óleo é semelhante ao do líquido amniótico e pode ajudar a guiar o recém-nascido até aos seus mamilos depois do parto. Não remova estes óleos naturais dos seus mamilos com um sabonete agressivo ou esfregando-os com uma toalha. Use apenas água morna e seque-os com toques suaves. E se alguém lhe sugerir “endurecer” os seus mamilos para a amamentação, beliscando ou esfregando, ignore!
  • Se tiver mamilos planos ou invertidos e já tiver passado a 32ª semana de uma gravidez saudável, pode usar formadores de mamilos dentro do seu sutiã. Estes podem ajudá-la a puxar os mamilos para fora suavemente, fazendo com que seja mais fácil para o seu recém-nascido agarrar a mama.
  • Se sentir um aumento súbito no tamanho das mamas durante a gravidez, pode sentir comichão e ficar com estrias. Um hidratante suave pode ajudar a aliviar a comichão. No entanto, as estrias são normalmente uma questão de genética e de tipo de pele; se tiver predisposição para elas, não há muito que possa fazer para as evitar. Mas a boa notícia é que devem desaparecer e ficar menos visíveis com o passar do tempo.

Alterações das mamas no terceiro trimestre

  • Pode começar a sentir de novo as suas mamas pesadas ou doridas durante o último trimestre de gravidez. Usar um sutiã para dormir pode fazer com que fique mais confortável na cama e usar um sutiã desportivo de suporte quando faz exercício é uma boa ideia, para evitar a dor nas mamas e danos nos ligamentos.
  • Não se esqueça de comprar um par de sutiãs de amamentação um mês antes da data prevista para o parto. Se possível, aconselhe-se com uma consultora com experiência em sutiãs de amamentação. Todas as mulheres são diferentes, mas é provável que as suas mamas fiquem um ou dois tamanhos de copa acima do que eram antes da gravidez. A sua consultora deve recomendar um tamanho que também preveja espaço para a descida do seu leite quando o bebé nascer. Um estilo com molas que consiga soltar só com uma mão pode facilitar o posicionamento do seu bebé.
  • Neste trimestre, os seus mamilos podem ficar doridos ou irritados, sendo necessário utilizar um creme de lanolina pura, para ajudar a aliviar os mamilos sensíveis ou secos e a formar uma barreira protetora adicional.
  • É espantoso, mas o seu leite já está pronto nas suas mamas antes do seu bebé nascer. Isto significa que os seus mamilos podem começar a perder um pouco de colostro (o leite materno inicial), que é bastante espesso e pegajoso. Pode acontecer logo às 14 semanas, mas é mais comum acontecer mais tarde. Pode usar protetores de mamilos dentro do sutiã para impedir que se vejam manchas de humidade.

“Durante a gravidez, as mudanças no seu corpo são muitas, prepare-se para acompanhá-las. Se tiver dúvidas procure um enfermeiro especialista ou um conselheiro em aleitamento materno!”

Fonte: Enfermeira /Parteira Liliana Correia – Equipa COGE

Também lhe pode interessar saber os cuidados a ter com os mamilos durante a amamentação.

Artigos relacionados